Destampando as panelas do nosso dia-a-dia!

Num mundo globalizado, onde as pessoas estão cada vez mais ocupadas, estressadas e distantes das outras, podemos perceber o quanto ampliar nossos relacionamentos se faz necessário.Não estamos sozinhos e nem podemos viver sozinhos. Cristo nos mostra o exemplo máximo de como devemos ser sociáveis e não fazer nenhuma acepção de pessoas.

Em muitos lugares, é bastante comum ver as famosas "panelinhas" - um grupo de pessoas que se fecham no mundo delas e impedem o ingresso de novas pessoas no grupo. As "panelinhas" são prejudiciais aos relacionamentos e existem em todos os segmentos, onde quer que existam pessoas. Esses grupos fechados de pessoas fazem suas acepções preconceituosas de raça, status social e financeiro.

Pare e reflita!

Cumprimentar os outros, não custa nada. Um sorriso ou um aperto de mão para quem você ainda não conhece, também não prejudica a ninguém, aliás, isso só faz bem para ambos. Atualmente, as pessoas somente demonstram ao próximo a sua importância quando este morre. Devemos acabar com isto!

Seja verdadeiramente amigo

Demonstre o quanto as pessoas ao seu redor são importantes na sua vida. Fale para elas o quanto você as ama. Não fique apenas nas palavras - que por mais belas que sejam - jamais substituem um caloroso abraço. Vamos vivenciar um cristianismo verdadeiro, pautado nos sábios ensinamentos de Jesus.

Não foi à toa que Ele disse: "Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis." (João 13:34.)

"Destampando nossas panelas" - Criando novas amizades

Deus não deseja que nos fechemos num grupo em que ninguém mais entra. Ao contrário, devemos sempre nos aproximar das pessoas de maneira sincera, abrindo nosso "leque" de amizades para trocarmos experiências e crescermos mutuamente, conforme o apóstolo Paulo exorta em sua carta aos romanos: "Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros." ( v.10).

Que em nossos círculos de amizades sempre possa haver espaço para mais alguém entrar. Seja aquele colega de sala que você ainda não trocou nenhuma só palavra, seja aquele seu amigo do Orkut que nunca te mandou scrap mas que só espera um pouco mais de atenção de sua parte ou aquela pessoa sempre "isolada" da turma.

Lembre-se: aquele que conhece a Palavra de Deus é modelo para os outros e tem um diferencial no seu comportamento: é amigo, é companheiro e incentiva novas amizades. Uma pessoa que age assim afasta as "panelinhas", impedindo-as de proliferar e contaminar os relacionamentos dentro da igreja e em todo lugar onde estiver.

Faça o que Jesus faria se estivesse no seu lugar!

5 comentários:

  Diego Pacheco

7 de janeiro de 2008 às 12:43

As panelinhas sempre atrapalham em tudo... Seja na escola, na igreja, na família e até no trabalho.

Na igreja na qual congrego, as panelinhas de jovens sempre ignoram alguns jovens que não se enquadram no padrão daquele grupo.

E o pior, é que eu e mais alguns amigos que somos contra esse tipo de agrupamento, procuramos integrar os irmãos que ficam isolados. Só que quando percebemos, esses irmãos isolados já estão nas panelinhas e nós isolados.

Vai intender?
[Obrigado pelo link ;D]

  Neemias Rodrigues

7 de janeiro de 2008 às 15:42

Este comentário foi removido pelo autor.
  Neemias Rodrigues

7 de janeiro de 2008 às 15:44

Interessante! Vale lembrar que " nisso conhecerão que sois meus discípulos: se vos amardes uns aos outros" .
Acredito que chega uma hora, quando há um crescimento numérico muito intenso que formar-se as panelinhas parece ser inevitável. Mas, creio também que elas não precisam de tampa, ou seja, não se fechar, de maneoira que o grupo seja sempre acessível.
Abraço

  Renato Oliveira

19 de janeiro de 2008 às 16:37

Faça o que Jesus faria se estivesse eu seu lugar!
esta é uma frase que eu aprendi bem antes de me converter, e até hoje quando me deparo com situações embaraçosas e de dicisões eu faço esta pergunta para mim mesmo!
E com certeza o resultado é surpreendente!!!

Excelente mensagem!!!!
Graça e Paz!!!

Ah Denys, eu add um link-imagem do seu Blog lá no SoroGospel OK?
Depois da uma passada lá e confira ok
Graça e Paz!!!
www.sorogospel.blogspot.com

  Cursos de Teologia

4 de abril de 2009 às 12:51

A Faculdade Teológica das Assembléias de Deus de São Paulo está oferecendo gratuitamente o curso Básico de Introdução à Psicanálise a todos aqueles que realizarem um de seus cursos online durante o mês de abril.
Ao fazer qualquer um de nossos Cursos Online, você ganha o curso Básico de Introdução à Psicanálise inteiramente GRÁTIS!
A Faculdade Teológica das Assembléias de Deus de São Paulo oferece mais de 90 cursos, realizados inteiramente pela internet. São cursos voltados à área da Teologia ou Psicanálise e que promovem um grande diferencial no currículo secular, como também, na àrea ministerial/eclesiástica.